terça-feira, 30 de junho de 2009




A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Com ela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor, é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispôs de formação para tal.
Por conta disso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para a Escola de modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar com perspectiva. Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender.
Aprender é adquirir conhecimentos, construir saberes que são ferramentas para desenvolver seu trabalho. O professor vai aprendendo a ensinar enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir tais ferramentas (TARDIF, 2002).

Este vídeo tem por finalidade falar dos jogos pedagógicos na educação infantil. Os jogos pedagógicos são de grande importância para as crianças, pois estimulam habilidades cognitivas inerentes a toda infância e faz com que cada criança seja espontânea no seu ato de brincar, podendo exercer uma atitude ativa, alegre e prazerosa respeitando sua personalidade e etapa de desenvolvimento e conhecimento de si e do mundo.
Brincando as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e habilidade. É mais comum considerar um brinquedo educativo sendo ele de madeira, tecido ou outro elemento natural, devido ao seu valor de compreensão e sensibilidade com a natureza e a boa relação que estes proporcionam para o ser humano, mas não é uma regra ou condição específica.
Existem os brinquedos de afeto, os jogos de estratégias, de construção, de encaixe, de movimento, de estímulos à fantasia, cenários, enfim, vários brinquedos educativos que desempenham um papel decisivo para transformar crianças em adultos maduros, com grande imaginação e autoconfiança.

quinta-feira, 18 de junho de 2009


RESERVA DE VAGAS NOS CEIS PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS


A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...).
(Enunciado e item I do Artigo 53 do ECA).

O Projeto de Lei da Vereadora Claudete Alves, número 98/2006, garante reserva de vagas nos Centros de Educação Infantil, para crianças com necessidades especiais.